O transmissor de rádio ultra-simples que mostramos na figura 1 envia seus sinais para um receptor AM situado à distâncias que podem chegar a alguns metros, mesmo através de paredes e outros obstáculos.

 

Diagrama do transmissor de rádio.
Diagrama do transmissor de rádio.

 

A bobina consiste em 50 + 50 voltas de fio esmaltado fino (AWG 32, por exemplo) num bastão de ferrite de 10 a 15 cm de comprimento.

O capacitor variável de sintonia (assim como o núcleo de ferrite) pode ser obtidos de um rádio AM fora de uso. Como microfone, usamos um pequeno alto-falante que também pode ser aproveitado do mesmo radinho fora de uso.

O transmissor será montado numa ponta de terminais, para maior facilidade dos iniciantes, já que não se trata de circuito crítico, e depois instalado numa caixinha de madeira ou plástico. A figura 2 mostra a montagem.

 

Montagem do rádio em ponte de terminais.
Montagem do rádio em ponte de terminais.

 

A antena consiste num pedaço de fio comum de 1 a 5 metros esticado.

Para usar o aparelho, coloque nas suas proximidades um rádio AM sintonizado fora de estação (freqüência livre). Depois, ajuste o capacitor variável do transmissor até captar seu sinal.

Vá falando diante do microfone até obter o sinal mais intenso. O alcance vai depender muito da existência de interferência no local e da sensibilidade do receptor.

 

Q1 - BC548 - transistor NPN de uso geral

L1 - Bobina - ver texto

CV - capacitor variável - ver texto

R1 - 2,2 k ? x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho, vermelho

C1 - 10 nF - capacitor de poliéster ou cerâmico

C2 - 100 nF - capacitor cerâmico

FTE - Alto-falante pequeno comum

B1 - 6 V - 4 pilhas pequenas

A - antena - ver texto

 

Diversos:

Bastão de ferrite, fio esmaltado, suporte de 4 pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.