Aparelhos valvulados exigem fontes de alimentação especiais. Elas devem fornecer duas ou mais tensões, sendo uma ou duas tensões elevadas para as placas das válvulas e uma ou duas alternadas de baixas tensões para os filamentos. Neste artigo do livro Fontes de Alimentação, mostramos estas fontes.

 

As fontes típicas de aparelhos valvulados fazem uso de um transformador com dois ou mais secundários, conforme mostra a figura 1.

Figura 1 – Fontes típicas de aparelhos valvulados.

 

Em (a) temos uma fonte com um transformador dotado de secundário de alta tensão para os circuitos de placa (anodo) e um secundário de 6,3 V para alimentação dos filamentos das válvulas. Em (b) temos uma fonte com transformador dotado de dois secundários de baixa tensão. Um deles fornece 5 V para o filamento da válvula retificadora e outro 6,3 V para os secundários das demais válvulas. Atualmente, as válvulas retificadoras podem ser substituídas por diodos como os 1N4004 e 1N4007, o que elimina a necessidade de um enrolamento para filamento da válvula retificadora. No entanto, deve continuar presente o enrolamento para os filamentos das demais válvulas. Na figura 2 temos um fontes típicas de alta tensão para equipamento valvulado usando diodos 1N4007. No primeiro caso de uma fonte de meia onda e no segundo caso, uma fonte de onda completa.

Figura 2 – Fontes com diodos semicondutores.

 

As correntes dos transformadores usados nessas fontes variam bastante dependendo da potência do aparelho. Os secundários de alta tensão têm correntes de 25 mA a 500 mA tipicamente enquanto que os secundários de baixa tensão têm correntes de 1 A ou mais. Observamos que os transformadores usados nessas fontes são componentes pesados e volumosos. Atualmente existem casas especializadas que podem fornecer esses componentes, quer seja com tensões padronizadas quer seja sob encomenda. Alternativas para fontes de altas tensões que alimentam circuitos valvulados podem ser elaboradas com base em transformadores comuns e mesmo sem transformadores. Assim, na figura 3 temos um circuito em que um transformador de duas tensões de entrada comum, com secundário de 6 V é usado como auto-transformador numa fonte que pode chegar aos 300 V de saída.

 

Figura 3 – Usando um auto-transformador.

 

O primário do transformador funciona como um auto-transformador elevando a tensão da rede de 110 V para 220/240 V. Essa tensão é retificada e filtrada. O secundário de baixa tensão alimenta os filamentos das válvulas do circuito. Um problema inerente desse tipo de fonte é que ela não é isolada da rede de energia. Isso significa que contactos com suas partes expostas pode causar choques. Outra forma de se alimentar um circuito valvulado, sem o uso de transformador é a mostrada na figura 4.

 

Figura 4 – Alimentação direta com filamentos em série.

 

Esse tipo de fonte era muito usada em rádios valvulados econômicos, denominados “rabo quente”. Essa denominação curiosa vem do fato do resistor redutor de tensão para os filamentos das válvulas ligadas em série estar “embutido” no próprio cabo de força. Assim, em função de sua dissipação, o cabo de força funcionava levemente aquecido, resultando na denominação desses aparelhos. Veja que a retificação da alta tensão é feita a partir da própria rede de energia, não havendo qualquer isolamento. Isso significa o perigo de choques ao se tocar em qualquer parte exposta desses circuitos.

 

Recuperadores de aparelhos antigos podem encontrar rádios que usam a válvula 35W4 como retificadora (35 V de filamento) e outras como a 6BA6, 6AV6, 6BE6, 50C5, etc. A regulagem de alta tensão de aparelhos valvulados também é possível e existem diversas alternativas. Nos aparelhos modernos podem ser usados zeners de alta tensão, exatamente como nas configurações transistorizadas, conforme mostra a figura 5.

 

Figura 5 – Utilizando zeners de alta tensão.

 

Zeners a partir de 75 V podem ser obtidos no mercado especializado, se bem que não sejam componentes comuns. No entanto, existem componentes da “era da válvula” equivalentes aos diodos zener. Na figura 6 mostramos um circuito regulador de tensão usando uma válvula a gás.

 

Figura 6 – Utilizando uma válvula reguladora de tensão à gás.

 

É claro que esses componentes dificilmente são encontrados na prática, pois já não mais são usados nos equipamentos modernos.