O Site do Hardware Livre - OSHW

RFID Comestível – Novas Aplicações para o grafeno (NT043)

Em nossas palestras e em muitos textos sempre tratamos das possibilidades de aplicações de novos materiais e também da inclusão cada vez maior de aplicativos nos objetos que nos cercam.

É a internet das coisas ou IoT que exploramos em coisas estranhas como a inclusão de acesso de uma torradeira à internet e de que falamos com sucesso em nossas palestras (veja o vídeo da Campus Party 2018).

 

 

Nessa palestras damos um interessante aplicativo em que desenvolvedores ingleses dotaram uma torradeira de pão para acessar o site de previsão de tempo e gravar a imagem numa torrada.

 


 

 

 

Pois bem, já podemos ir além, muito além com a inclusão de chips comestíveis nos próprios alimentos, por exemplo, na própria torrada ou em chips de batata.

Para que? É a mesma pergunta que nos fazem quando falamos de uma torradeira com acesso à internet.

Pois bem, a tecnologia está avançando rapidamente e a ideia é dada pelos pesquisadores James Tour e Yieu Chyan na Rice University.

Tomando como base o grafeno que possui propriedades excelentes (é um bom condutor de eletricidade e calor), além disso é antibacterial e anticancerígeno, podendo ser comido, eles desenvolveram uma técnica para criar um novo tipo de material: o LIG ou Laser-indiced graphene (Grafeno induzido por laser).

A ideia não está longe da gravação térmica das torradeiras com acesso à internet (CUR004). O que se desenvolveu é uma técnica que consiste em se usar laser para aquecer um material e criar uma imagem de grafeno.

Nas pesquisas iniciais usando um polímero como material de base, mas depois conseguiram fazer o mesmo com madeira.

Continuando com a busca de novos materiais, os pesquisadores chegaram a conclusão de que a técnica pode ser usado com comida como pão, batata e coco, usando um polímero apropriado.

Mas, para que serve isso: Os pesquisadores vêm na técnica a possibilidade de se integrar diretamente nos alimentos chips RFID e sensores que podem ser digeridos sem problemas...

Na foto temos uma imagem (condutora de grafeno, e que pode ser um tag RFID) gravada diretamente numa torrada.

 

Foto: Jeff Fitlow – Rice University
Foto: Jeff Fitlow – Rice University

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Vencer
Vim, vi, venci. (Veni, vidi, vici.)
Júlio César (100-44 a.C.) - Carta em que anuncia vitória em Zela - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)