Projetos

Calcuino - uma calculadora com arduino

https://hackaday.com/2020/06/28/calcuino-is-an-arduino-calculator/ 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Este projeto por si só não é uma novidade. O legal dessa calculadora é o que pode ser feito com a placa, que é relativamente barata. Além de uma calculadora o autor fez um pequeno órgão. O que o torna interessante é a multiplicidade de coisas que dá pra fazer com esse simples projeto. Além de 16 teclas conectadas diretamente a um Chip com o Bootloader do Arduino, possui um display e I/Os disponíveis para que seja feito o que vier a mente do projetista.

https://youtu.be/AXu9Mrq3AEk

 

Thumbmouse mantêm suas mãos no teclado

https://hackaday.com/2020/06/29/thumbmouse-keeps-your-hands-on-the-keyboard/ 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Ninguém gosta dos touchpads dos notebooks atuais. Quase todo mundo utiliza um mouse. Um projetista teve uma ideia: fazer um mouse conceitual o mais confortável possível. A ideia é fazer um trackpad bluetooth para melhorar a experiência interativa. Você pode conferir mais detalhes do projeto aqui. https://hackaday.io/project/167075-thumbmouse 

 

 

Contruindo o pocket mp3 player

https://hackaday.com/2020/06/29/diy-pocket-mp3-player/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Embora esse MP3 player não seja o "suprasumo" dos projetos, ele contêm algumas características interessantes. Utilizando um módulo DFPlayer para a parte de MP3 junto com um arduino, um display e uma bateria de lítio o projeto de um MP3 player retrô é uma pegada interessante para quem quer aprender um pouco mais. Embora o autor do projeto não fale qual é a autonomia do circuito alimentado somente com baterias, o projeto é interessante para entender como as partes se conectam e interagem.

Você pode conferir no video abaixo ou acessar o site do projeto https://www.instructables.com/id/Arduino-Retro-Style-MP3-Player/ 

https://youtu.be/JP1Z0ZlrGWg

 


 

 

Tecnologia e Cultura

Espelho variável muda a forma sob pressão

https://hackaday.com/2020/06/27/variable-mirror-changes-shape-under-pressure/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Uma das coisas interessantes do video abaixo é mostrar como a construção de um espelho que pode assumir várias formas apenas retirando e colocando pressão, pode ter aplicações incríveis. Embora o conteúdo seja experimental, ele é no mínimo interessante para quem deseja entender um pouco mais sobre ótica.

https://youtu.be/WIl6FlUCHQg

 

Uma câmara de vácuo feita de acrílico

https://hackaday.com/2020/06/29/an-affordable-home-made-vacuum-chamber/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um projeto incomum. O acrílico não é comumente utilizado para fazer esse tipo de serviço por sua resistência. Para poder aumentar a pressão, afim de criar o vácuo, ele colocou algumas partes impressas em 3D e alumínio. No projeto ainda não está claro como ele fez algumas coisas e não encontramos nenhum vídeo explicando os detalhes. Porém isso não deixa o projeto menos interessante.

 

 

Os desafios de monitoramento dos fluxos de água

https://hackaday.com/2020/06/30/the-challenges-of-monitoring-water-streams-and-surviving-mother-nature/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Embora esse não seja um projeto inovador, ele é um projeto interessante nos termos de diminuição de custos. Pensando nisso duas pessoas criaram o Aquametric https://hackaday.io/project/170881-aquametric-cellular-based-stream-monitors , um dispositivo feito a partir de uma placa Particle Electron 3g e alguns sensores. O sistema mede condutividade da água, nível com um sensor de ultrassom e temperatura. Além disso eles construíram uma plataforma online para o envio de dados. A página do projeto descreve os vários desafios que eles estão enfrentando para melhorar a solução.

 


 

 

Extras

Um olhar sobre a história militar para lições em crises de liderança

A maioria dos gestores não está preparada para uma crise porque nunca viveu uma. Atualmente, com milhões de posições sendo tomadas pela pandemia, um olhar sobre a história de tempos de crise pode dar uma luz sobre o que pode ser feito em tempos de crise para melhorar o gerenciamento e a condução em qualquer área da vida.

 

 

Software Android - Network Analyser

https://play.google.com/store/apps/details?id=net.techet.netanalyzerlite.an&hl=pt_BR 

 


 

  


 

 

Para quem mexe com dispositivos que interagem com a rede esse software é uma excelente ferramenta técnica. Esse canivete suiço pode te ajudar a descobrir o que você possui na rede, faz scanner de portas abertas em dispositivos, possui serviço de Whois e muitas outras funcionalidades.

 


 

 

Leitura da Semana

O método - Phil Stutz

https://amzn.to/3itoNtP 

O método é um livro inovador sobre crescimento pessoal, que teve repercussão internacional. Phil Stutz e Barry Michels desenvolveram cinco ferramentas que impulsionam as pessoas a agir e a transformar, de forma eficaz, obstáculos em oportunidades, e assim encontrar coragem, disciplina, autoexpressão, lucidez para lidar com seus sentimentos e criatividade.