Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Transformando uma sanduicheira em uma estação de reflow

https://hackaday.com/2021/01/10/turning-a-waffle-iron-into-a-reflow-station/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Não é bem uma sanduicheira e sim um forno para waffle! Como se viu, as superfícies de cozimento originais tinham muita inércia térmica, então as substituiu por placas de cobre simples. Isso possibilitou transições de temperatura mais rápidas, além de criar algum espaço entre os elementos de aquecimento superior e inferior para a placa SMD. Depois ele utilizou um arduino e um termopar para fazer o controle de temperatura. Ainda fez o upgrade do controle de temperatura adicionando um sonoff e uma interface web.

 

Uma releitura de um display til311

https://hackaday.com/2021/02/08/a-modern-homage-to-the-til311-display/ 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um projeto que recria um antigo componente da texas instruments chamado til311. Era um display que exibia de 0-9 e A-F (hexadecimal) e possuía um certo charme sendo apresentado em um encapsulamento DIP como o da imagem acima. A construção consiste em um pequeno PCB equipado com 20 LEDs e um microcontrolador STM8S para executar o show. Isso pode ser usado para emular a lógica do decodificador original no TIL311 ou programado com outro firmware para testar o display ou habilitar outras funções do display. Veja no vídeo abaixo a demonstração do projeto em funcionamento.

Vídeo 1 - https://youtu.be/5sI6NnlZdOk 

 

Um mouse diferente

https://hackaday.com/2021/01/29/giant-diy-mouse-sets-the-ball-free/ 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Pense num mouse sem fio e sem sensores externos. Você encontrará um mouse que é apenas uma bola. Não se deixe enganar pela base laranja. Ela só serve de suporte e nada mais. Dentro da bola há um Adafruit Feather nRF52840 Sense, que tem um acelerômetro, giroscópio e magnetômetro integrados. Como você verá no vídeo após o intervalo, o Feather (nome dessa bola) faz leituras deles e aplica um algoritmo de fusão de sensor para determinar a orientação da bola no espaço 3D antes de enviar sua posição para o computador. Para enviar os eventos de clique, colocou alguns botões do mouse no firmware do teclado. Confira no vídeo abaixo uma demonstração.

Video 2 - https://youtu.be/QbE3H4vglHw 

 

Tecnologia e Cultura

Pâncreas artificial: a engenharia revolucionando a saúde

https://www.electronicsforu.com/technology-trends/tech-focus/artificial-pancreas-engineering-revolution-healthcare 

O pâncreas artificial é uma tecnologia científica criada pelo homem, desenvolvida para se adequar ao funcionamento do pâncreas. Ele é projetado para alterar os níveis de glicose na corrente sanguínea de forma semelhante ao pâncreas humano ao longo do dia e durante a noite. Manter um nível de glicose equilibrado é importante para o funcionamento adequado do cérebro, rins e fígado. Portanto, é importante que os pacientes com DM1 mantenham esses níveis quando o corpo não puder produzir insulina.Um sistema AP consiste em três dispositivos - uma bomba de aplicação de insulina, um sistema de monitoramento contínuo de glicose e um algoritmo controlado por computador para permitir a comunicação em tempo real entre dois dispositivos. O sistema AP é algumas vezes referido como um dispositivo de circuito fechado, pois o paciente não está no circuito de tomada de decisão ou um sistema automático para controle de glicose.

 

Fórmulas de diodos e equações

https://www.electricaltechnology.org/2020/11/diode-formulas-equations.html 

Para quem quer aprofundar-se um pouco mais sobre funcionamento específico de diodos de diferentes tipos, esse artigo fornece uma excelente explicação sobre cada variedade e suas respectivas fórmulas.

 

Entendendo a UART

https://www.embedded.com/understanding-the-uart/ 

O UART, ou receptor-transmissor assíncrono universal, é um dos protocolos de comunicação dispositivo a dispositivo mais usados. Este artigo mostra como usar um UART como um protocolo de comunicação de hardware seguindo o procedimento padrão. Quando configurado corretamente, o UART pode funcionar com muitos tipos diferentes de protocolos seriais que envolvem a transmissão e o recebimento de dados seriais. Na comunicação serial, os dados são transferidos bit a bit usando uma única linha ou fio. Na comunicação bidirecional, usamos dois fios para uma transferência de dados seriais com sucesso. Dependendo da aplicação e dos requisitos do sistema, as comunicações seriais precisam de menos circuitos e fios, o que reduz o custo de implementação.

 

Extras

Não subestime o poder de uma caminhada

https://hbr.org/2021/02/dont-underestimate-the-power-of-a-walk 

Caminhar é uma das coisas mais simples e estratégicas que você pode fazer por si mesmo. Requer pouca preparação, esforço mínimo, nenhum equipamento especial e pode se contrair ou expandir para se adequar à quantidade exata de tempo disponível. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, uma única sessão de atividade moderada a vigorosa (incluindo caminhada) pode melhorar nosso sono, pensamento e aprendizagem, enquanto reduz os sintomas de ansiedade. Quando saímos para caminhar, temos melhor desempenho em testes de memória e atenção; nossas células cerebrais constroem novas conexões, evitando o desgaste habitual do tecido cerebral que vem com a idade; podemos mudar ativamente o ritmo de nossos pensamentos caminhando deliberadamente com mais rapidez ou diminuindo a velocidade; e nossa atenção fica vagando e observando, ajudando-nos a gerar novas ideias e a ter insights.

 

Eclipse IDE

https://www.eclipse.org/downloads/ 

O projeto Eclipse foi iniciado na IBM que desenvolveu a primeira versão do produto e doou-o como software livre para a comunidade. O gasto inicial da IBM no produto foi de mais de 40 milhões de dólares. Hoje, o Eclipse é o IDE Java mais utilizado no mundo. Possui como característica marcante o uso da SWT e não do Swing como biblioteca gráfica, a forte orientação ao desenvolvimento baseado em plug-ins e o amplo suporte ao desenvolvedor com centenas de plug-ins que procuram atender as diferentes necessidades de diferentes programadores.

 

Leitura da Semana

20 mil léguas submarinas - Julio Verne

https://amzn.to/2Ojp5ca 

20 mil léguas submarinas: a famosa obra escrita por Júlio Verne se passa em 1866, quando o professor Aronnax e seu assistente Conseil são convidados a participar de uma expedição à procura de um monstro marinho gigante. Durante a busca, eles e o arpoador Ned Land são lançados ao mar e feitos de prisioneiros pelo misterioso capitão Nemo. Agora a bordo do submarino Náutilus, os homens viverão várias aventuras e poderão descobrir mistérios que abrigam o fundo do mar.