Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Peças incomuns para construir um aquecedor em uma impressora de resina

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

As impressoras de resina podem oferecer excelente acabamento de superfície e mais detalhes do que outras tecnologias de impressão 3D, mas elas vêm com seu próprio conjunto de desvantagens. Uma é que eles são bastante sensíveis à temperatura, geralmente exigindo que a câmara de resina seja aquecida a 25-30 graus Celsius para um bom desempenho. Para ajudar a manter uma temperatura estável sem muita sujeira, o autor montou um aquecedor de câmara simples para sua impressora em casa.

 


 

Minerando Bitcoin com um gameboy

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 A mineração de criptomoedas é um negócio de uso intensivo de energia, com grandes operações acumulando plataformas ASIC e GPUs de última geração em uma busca sem fim pelo dinheiro para dominar o mundo. O Game Boy é conectado a um PC através de um Raspberry Pi Pico e um deslocador de nível para lidar com os diferentes níveis de tensão. Embora seja um projeto conceitual traz aprendizados bem interessantes.

Assista ao vídeo

 


 

Pegue o seu smartphone antigo e faça uma câmera de campainha com reconhecimento facial

Embora não seja um projeto simples ele é bem interessante. Utilizando alguns recursos o autor do projeto montou uma campainha eletrônica com reconhecimento facial com um smartphone antigo de forma bem elegante. Obviamente não é a mesma coisa que você comprar um produto que já faça isso, porém você não poderá dizer as pessoas que foi você que fez!

Assista a vídeo

 


 

Internet das coisas: o cenário dos protocolos

A próxima era da computação é a Internet das Coisas (IoT), também conhecida como Internet dos Objetos. A IoT se refere à interconexão em rede de objetos do cotidiano, que são equipados com inteligência onipresente. Um relatório recente do McKinsey Global Institute relatou que o número de máquinas conectadas aumentou 300% nos últimos anos. Em 2025, o impacto econômico da IoT é estimado em uma faixa de US $ 2,7 trilhões a US $ 6,2 trilhões. A Wikibon prevê que o valor criado a partir da Internet será de cerca de US $ 1279 bilhões em 2020, crescendo anualmente a uma taxa de 14 por cento.

A International Telecommunication Union (ITU) define a IoT como, “Uma infraestrutura global para a sociedade da informação, permitindo serviços avançados por meio da interconexão (física e virtual) de coisas com base em tecnologias de informação e comunicação interoperáveis existentes e em evolução”. O escopo da IoT está aumentando de diversas maneiras, à medida que as soluções baseadas em IoT se estendem a praticamente todas as áreas da vida cotidiana, de casas inteligentes à produção industrial inteligente.

Nesse cenário há diversas interações entre diversos cenários com protocolos e sistemas dos mais diferentes tipos. O artigo aborda a necessidade de um possível padrão de comunicação em IoT.

 


 

Como o Big Data e IA aceleram a tecnologia de semicondutores

A aceleração da descoberta, desenvolvimento e implantação comercial de novas tecnologias de chip tornou-se mais inovadora com a ajuda do AIx (Actionable Insight Accelerator), permitindo que os engenheiros vejam os processos de semicondutores em tempo real, façam milhões de medições em wafers e chips individuais, e otimizar milhares de variáveis de processo para melhorar o desempenho do semicondutor, potência, custo de área e tempo de comercialização (PPACt). A plataforma AIx funciona em todos os equipamentos de processo de Materiais Aplicados, sistemas de metrologia eBeam e sistemas de inspeção e pode ser estendida do laboratório à fábrica. AIx já está em uso hoje, melhorando o PPACt dos chips lógicos e de memória.

 


 

ESFlix

Parodiando a NetFlix o espflix é um serviço de streaming rodando num ESP32. Você pode conferir o video abaixo como ficou o resultado da implementação.

Assista ao Vídeo clicando aqui

 


 

Leitura da Semana

O mistério dos números - Marcus du Satoy

Como predizer o futuro? Qual a trajetória de um asteroide? Será que vai cair um temporal? Por que o jogador de futebol Roberto Carlos cobrava faltas tão bem? Como prever o crescimento da população? Nesse livro, o famoso matemático Marcus de Sautoy - autor de A música dos números primos - revela a beleza dos desafios matemáticos que contribuíram para a compreensão do mundo que nos cerca. Com muitas ilustrações, texto fácil e divertido, Sautoy ensina ainda a ganhar no pôquer e no Banco Imobiliário, bolar uma senha impossível de ser descoberta, atirar corretamente um bumerangue e até falsificar uma obra do pintor Jackson Pollock. Propõe também enigmas lógicos, oferece vários jogos para baixar na internet e dá ao leitor a oportunidade de ganhar US$ 1 milhão. É só começar! “A matemática pode ser divertida. Esse livro fascinante expõe de modo fácil ideias complexas.” Time Out