Temos sempre ressaltado em nossos artigos, vídeos e livros a importância que a supressão correta da ESD representa para um projeto com componentes modernos. Neste artigo, destacamos a linha WE-VE fento de supressores da Wurth Elektronik que pode ser adquirida através da Mouser Electronics. Com base nas informações do fabricante preparamos este artigo.

Caracteristicas importantes exigidas para um supressor de transientes, principalmente quando deve operar com linhas de dados de alta velocidade são a baixa capacitância e a baixa fuga. Encontramos essas características na linha WE-VE femtoF da Wurth.

 

Figura 1 – Supressores ESD WE-VE femntoF
Figura 1 – Supressores ESD WE-VE femntoF

 

A capacitância em série associada é de apenas 0,05 pF e a corrente de fuga é praticamente nula o que os torna invisíveis numa linha de dados.

Os supressores têm uma excelente capacidade de absorção de transientes o que garante que os sinais não sejam perturbados. Assim, especificamente esta série é indicada para linhas de dados, barramentos e semicondutores.

O tempo de resposta é pequeno, e não há praticamente consumo de energia no modo standby. A faixa de temperaturas de operação vai de -40 a +85º C.

A tensão de descarga de contato é de 8 kV e no ar de 15 kV. A Wurth possui na sua linha de produtos séries associadas que podem ser consultadas através do link da Mouser.