LTC3529 - Conversor Boost com detecção automática de falha para USB - Linear (COM009)

A Linear Technology (www.linear.com) lançou o LTC3529, um conversor tipo boost de 1,5 A para 1,5 MHz, destinado a aplicações On-The-Go USB. O dispositivo possui um sistema de detecção automática de sobrecarga e tem recursos para ser programado para rearmar depois de um certo tempo em que a falha é detectada.

As chaves internas de 1,5 A podem fornecer uma corrente de saída até 500 mA para uma tensão de 5 V a partir de uma única célula Li-Ion. A faixa de tensões de entrada vai de 1,8 V a 5,25 V, o que o torna ideal para aplicações Li-Ion e Alcalinas que fazem uso de diversas células.

A retificação sincronizada permite que o dispositivo alcance eficiência de até 95%, o que significa um bom prolongamento da autonomia das células. O invólucro é o DFN-8 e a frequência de comutação é constante de 1,5 MHz, valor suficientemente elevado para possibilitar o uso de indutores e capacitores de baixos valores.

O LTC3529 faz uso de chaves internas NPN com uma Rds(on) de apenas 90 mOhms o que o leva as altas eficiências indicadas. Um recurso de desconectar a saída no shutdown leva o dispositivo a um consumo extremamente baixo nestas condições. O novo componente também regula a tensão de saída, quando a tensão de entrada supera a tensão de saída. Recursos adicionais incluem a proteção contra curto-circuito partida suave e proteção térmica.

 

Circuito de aplicação do LTC3529
Circuito de aplicação do LTC3529

 

 Carregador de bateria de 5 V 100 mA ou 500 mA usando o LTC3529
Carregador de bateria de 5 V 100 mA ou 500 mA usando o LTC3529

 

 Fonte de 5 V com duas baterias alcalinas com o LTC3529 para correntes até 350 mA
Fonte de 5 V com duas baterias alcalinas com o LTC3529 para correntes até 350 mA

 

Destaques

* Solução compacta para USB de 5 V On-the-Go

* 5V x 500 mA a partir de uma única célula Li-Ion

* Detecção automática de falhas

* Eficiência até 95%

* Faixa de tensões de entrada de 1,28 V a 5,25 V

* Saída fixa de 5 V

* Frequência PWM fixa de 1,5 MHz

* Desconexão da saída

* Corrente de shutodwon inferior a 1 uA

 

Data da documentação da Linear: 2009

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente para saber mais detalhes de funcionamento ou como adquirir o mesmo clicando aqui


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Entrando em dezembro (OP207)

Estamos nos aproximando do último mês desse ano de pandemia (2020), com esperanças para que a vacina chegue logo e possamos voltar à normalidade. Há muito a ser feito a partir de agora e, como temos informados aqueles que nos seguem, nunca paramos. De fato, nosso trabalho tem sido contínuo, com a produção constante de material para o nosso site, lives, livros, vídeos, podcasts e muito mais. Na verdade, a única mudança que tivemos em nossas atividades foi a suspensão dos eventos presenciais. Esperamos que no próximo ano eles voltem, talvez com algumas modificações, mas que possamos estar juntos daqueles que nos acompanham.

Leia mais...