Solução para o projeto de medidores trifásicos com Economia de 40% (COM081)

Este artigo foi elaborado a partir de documentação do próprio fabricante datada de 2008. Assim, verifique antes de realizar qualquer projeto se pode encontrar o componente em nosso mercado.

A Teridian Semiconductor (www.teridian.com) , é representada no Brasil pela Intertek (www.intertek.com.br) que anunciou uma nova tecnologia para medida de consumo de energia residencial com a introdução do 71M6523, um sistema residencial de medida de consumo num único chip.

Pelo mundo afora, os sistemas elétricos residenciais trifásicos estão se tornando cada vez mais comuns, principalmente para atender aos consumos mais elevados em países com economias em desenvolvimento.

O 71M6523 proporciona uma medida de corrente neutra com uma precisão de 0,4% possibilitando assim a detecção de pequenos roubos de energia, com vantagem sobre as soluções equivalentes da ordem de duas vezes.

A tecnologia Single Converter Technology da Teridian elimina a necessidade de se isolar as fases usando diversos reguladores e dispositivos de isolamento, o que reduz o tempo de desenvolvimento, aumenta a confiabilidade do medidor além de melhorar sua performance e reduzir o custo do sistema em até 40%.

Com essa solução temos uma melhoria da precisão, um redução da susceptibilidade à EMI e ao consumo de energia. O modo de back up com bateria inclui a possibilidade de se realizar medidas instantâneas mostradas num display e atualizadas, um push-button que acorda o circuito do modo sleep e portas I/O e de comunicações. Na figura 1 temos o diagrama de blocos do dispositivo com um circuito típico de aplicação.

 

Diagrama de blocos do circuito típico.
Diagrama de blocos do circuito típico.

 

O componente é fornecido em invólucro de 68 pinos QFN.

 

Datasheet do 71M6523

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...