Esta informação técnica foi elaborada com base em documentação de 2009 da National Semiconductor, que agora é uma empresa da Texas Instruments. Antes de elaborar algum projeto com base neste componente, sugerimos consultar o seu distribuidor para verificar a disponibilidade do mesmo em nosso mercado.

Dentro de sua linha de componentes para conectividade, a National Semiconductor (www.national.com) destaca o DP83848VYB, destinado a implementar as aplicações que exigem conectividade com redes Ethernet em ambientes rudes.

O DP83848VYB foi projetado para enfrentar os desafios destas novas aplicações com uma performance em gama estendida de temperaturas, o que atende as exigências de ambientes industriais. O componente atende aos padrões IEEE 802.3u, na faixa de temperaturas estendida de -40º C a 105º C. Isso torna este dispositivo ideal para aplicações em ambientes rudes como estações base remotas, aplicações automotivas de transporte além de aplicações em controles industriais. Na figura 1 temos o diagrama do sistema.

 

Aplicação típica do DP83848VYB
Aplicação típica do DP83848VYB

 

O componente oferece proteção ESD e a escolha de interface MII lou RMII para máxima flexibilidade na seleção da MPU, tudo isso num invólucro LQFO de 48 pinos, com a pinagem mostrada na figura 2.

 

Pinagem do DP83848VYB
Pinagem do DP83848VYB

 

Dentre as aplicações sugeridas pela National temos:

* Transporte/automotiva

* Controles industriais e automação de fábrica

* Aplicações gerais embutidas

 

Destaques:

* Faixa de temperatura de -40º C a 105º C

* Baixo consumo: 3,3 V, CMOS

* Potência consumida: <270 mW - típico

* Interface MAC de 3,3 V

* Modo de detecção de energia

* Clock out de 25 MHz

* Interface SNI (configurável)

* Operação livre de erros até 150 metros

 

Datasheet do DP83848VYB