Uma grande quantidade de internautas que acessa nosso site o faz em procura de um bom projeto para um trabalho escolar, uma feira numa escola técnica, um projeto de formatura ou ainda um TCC. Temos um enorme banco de projetos e idéias, no entanto, nem sempre a escolha é simples, pois não envolve simplesmente ter um bom tema. Neste artigo, baseado na nossa experiência de muitos anos como professor e também autor de uma infinidade de livros e projetos, mostramos como fazer uma boa escolha, para que dificuldades posteriores não possam afetar sua nota final.

 

Existem diversos pontos a serem considerados quando precisamos escolher um bom projeto para apresentar na escola, numa feira, exposição ou ainda como formatura de curso ou final de ano.

Não basta ter um bom tema, muito mais que isso é preciso considerar antes de tudo, a viabilidade de sua execução e se realmente ele atende às exigências de quem propôs o trabalho, no caso, o orientador, professor ou outro.

Assim, os seguintes pontos devem ser analisados ao se escolher um projeto para montagem, com a finalidade de se participar de uma feira ou ainda obter a melhor nota possível.

 

a) Escolha do tema

Existem milhares de projetos interessantes em nosso site, muitos dos quais já utilizados em inúmeras feiras de ciências, concursos e como trabalho em escolas do segundo grau, técnicas e superiores, como nos mesmos já verificamos.

Assim, não é difícil escolher um projeto que esteja dentro do que é proposto ao aluno ou participante, verificando nosso banco de circuitos, artigos e projetos e outras seções.

Será muito importante escolher um tema que seja atual, e que tenha uma utilidade prática importante. Discuta com outras pessoas a sua idéia de projeto e se for feito em grupo, discuta com os demais participantes a escolha. Será interessante escolher mais de um e colocá-los em discussão de modo a se fazer a melhor escolha.

Outra dica é escolher um projeto que aplica algo que foi aprendido no curso recentemente ou de uma forma mais profunda. Por exemplo, se você aprendeu a projetar um astável com transistores, procure um projeto que utilize esta configuração.

Se vai montar um projeto com microcontrolador, certifique-se de que pode programá-lo para fazer o que deseja.

 

b) Possibilidade de modificação de finalidade - Imaginação

Antes de se decidir por um projeto feito, use a imaginação, verificando se algum tema sugerido em nossos artigos, ou algum projeto, pode ser alterado para ter uma finalidade diferente da proposta.

Por exemplo, um simples pisca-pisca de LEDs, que seria um circuito simples de demonstração pode evoluir para outras aplicações como:

 

* Estroboscópio

* Gerador de cores

* Orientador para cegos

* Radar óptico

* Sinalizador

 

A imaginação pode levar uma aplicação simples a ter uma utilidade diferente. Um exemplo disso tivemos na FEBRACE em que um simples sensor que aciona lâmpadas com a luz se converteu num projeto que acendia lâmpadas de um aviso de entrada de uma cidade numa rodovia, iluminando a placa que identificava a cidade de uma forma mais evidente.

 

c) Verificação do grau de dificuldade

Este é um ponto muito importante a ser considerado. Escolha um projeto de acordo com seu nível de conhecimento. Se ele estiver fora de seu alcance, certamente você terá muitas dificuldades em completá-lo.

Dois procedimentos podem ajudá-lo a saber se o projeto está dentro de seu alcance.

Inicialmente leia o artigo com o máximo de atenção. Se você não entender nada ou ainda tiver muitas dúvidas, o projeto estará fora de seu alcance. Se as dúvidas forem poucas, e você conseguir saná-las com seu orientador ou com outros colegas, então você poderá montar o projeto.

O outro procedimento consiste em se perguntar ao seu orientador, se ele recomenda aquele projeto para seu nível de conhecimento.

Uma pista importante para escolher um projeto é verificar se ele usa algum tipo de circuito ou configuração que você aprendeu em seu curso ou ainda no ano do curso em que o projeto deve ser feito. Sabendo como funciona, você terá maior probabilidade de êxito na montagem, pois poderá mais facilmente perceber eventuais falhas.

 

d) Disponibilidade de componentes

Este é um ponto importante na escolha de um projeto. Eventualmente você pode escolher um projeto muito antigo cujos componentes não mais podem ser encontrados. Assim, verifique a data da publicação e se existe algum componente que pode causar problemas de obtenção como circuitos integrados que não sejam comuns, sensores, etc. Em alguns casos, é possível obter equivalentes.

Uma idéia consiste em se consultar algum distribuidor de componentes em caso de dúvidas, ou o próprio fabricante do circuito integrado - microcontrolador ou outro se ele ainda existe ou se existem equivalentes mais modernos que podem ser utilizados.

No caso de projetos muito simples, como os usados nos anos iniciais dos cursos ou no ensino fundamental e médio, muitos componentes não são encontrados em lojas, mas sim improvisados.

Verifique se o material usado para isso pode ser conseguido com facilidade em sucatas ou outros locais.

 

e) Custo x benefício

Não é interessante gastar muito dinheiro num projeto que não seja de grande importância, por exemplo, um TCC ou outro que possa ser feito num grupo maior.

Faça uma previsão de gastos antes de iniciar o projeto para que ele não fique muito caro para o montador ou para os membros do grupo. Procure analisar a possibilidade de se economizar nos itens mais caros, substituindo-os ou eventualmente improvisando.

 

f) Necessidade de instrumentação especial para ajuste

Em muitos casos, o circuito eletrônico precisa de ajustes que utilizam instrumentos especiais como osciloscópios, geradores de função, analisadores de espectro, receptores especiais, etc.

Antes de escolher um projeto que necessite de um desses instrumentos, verifique se é possível o acesso a eles, por exemplo, no laboratório da escola ou numa empresa conhecida.

 

g) Suporte técnico

Em alguns casos pode ser necessário contar com uma ajuda profissional mais avançada para se elaborar um projeto, o que deve ser comunicado ao orientador, se é permitido.

Essa ajuda pode vir de um consultor conhecido, como um professor, ex-aluno formado, engenheiro ou técnico ou mesmo o suporte técnico de uma empresa. Trabalhando com um microprocessador, por exemplo, pode-se utilizar o suporte técnico da empresa que o fabrica.

 

h) Segurança

Este é um ponto muito importante a ser considerado na escolha de um projeto.

Projetos que coloquem em risco a segurança das pessoas, tanto as que realizam o projeto como as que possam assistir uma demonstração, nunca devem ser escolhidos.

Evite trabalhar com substâncias perigosas ou ainda dispositivos que possam causar ferimentos. Se isso ocorrer, siga todas as normas de segurança para seu uso, sempre com a orientação de um profissional capacitado.

 

Conclusão

Enfim, para que você tire a maior nota possível no seu trabalho, alguns pequenos cuidados podem ajudar. Um pequeno deslize pode ser suficiente para que o projeto não seja completado e com isso sua nota ou apresentação comprometida.

Comece a pensar bem antes, para que todos os problemas possam ser resolvidos com tempo. Nada mais terrível do que constatar que seu projeto não funciona um dia antes da apresentação, e você não sabe a causa...