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Provador de componentes (ART033)

O simples projeto apresentado utiliza apenas um transistor e sua montagem não oferece dificuldade alguma, mesmo para os iniciantes. Trata-se de um provador de continuidade de grande utilidade na bancada pois pode testar componentes de diversos tipos, fios, conexões, e muito mais.


O uso de um transistor num circuito como este possibilita uma redução muito grande na corrente de prova, o que garante a integridade dos componentes testados, principalmente se eles forem sensíveis. Por outro lado, resistências relativamente elevadas, que não seriam detectadas por um provador comum com lâmpada ou LED ligados diretamente, podem ser acusadas, graças ao ganho do transistor. O provador que descrevemos funciona com 4 pilhas pequenas, sendo capaz de acusar resistências de até 100 k ohms, com facilidade.

 

 


Como Funciona
O componente em prova é intercalado entre o coletor e a base do transistor, fornecendo assim a polarização para a condução. Se a resistência do componente for suficientemente baixa para deixar passar a corrente de polarização, o transistor conduz e com isso o LED acende, indicando o fato.

O transistor pode ter ganhos na faixa de 30 a 800, o que resultará em sensibilidade que permite que o LED acenda com resistências de aproximadamente 20 k a 1 M ohms, aproximadamente.

Qualquer transistor pode ser utilizado na montagem, desde que do tipo PNP, como, por exemplo, 2SB175, AC128, OC74 (antigos), ou tipos modernos como o BC307, BC557, BC558, etc. O importante é verificar a sua posição na montagem, segundo os pontos de ligação do emissor (E), coletor (C) e base (B). Aparelhos antigos, fora de uso, são excelente fonte de transistores que podem ser aproveitados nesta montagem. Veja no Almanaque – códigos de semicondutores japoneses - como identificar transistores que podem ser utilizados neste projeto.


Montagem
Começamos por mostrar na figura 1 o diagrama do simples provador de componentes.

 


Figura 1 – Diagrama completo do provador de continuidade.

 


Figura 2 – Montagem com base numa ponte de terminais.

O conjunto poderá ser instalado numa pequena caixa de plástico e até mesmo o interruptor S1 pode ser eliminado, pois mantendo-se as pontas de prova PP1 e PP2 separadas, não há consumo de energia. O LED deve ficar do lado de fora da caixa, podendo ser de qualquer cor. As pontas de prova poderão ser improvisadas com pregos grandes, se você não quiser usar um par comercial do tipo encontrado em multímetros.

 


Prova e Uso
Terminando a montagem, coloque as pilhas no suporte e ligue S1. Se o LED acender é sinal que o transistor se encontra com problemas ou está invertido. Também pode ocorrer que o transistor não seja do tipo indicado (PNP). As pontas de prova deverão estar separadas.

Unindo as pontas de prova, o LED deve acender. Se isso não ocorrer, ou o transistor está aberto (ruim) ou é do tipo que não serve para o projeto. Também pode ocorrer que esteja invertido.

Para utilizar o provador basta encostar as pontas de prova nos terminais do componentes que vai ser testado. O componente deve estar fora do circuito ou o aparelho em que ele se encontra deve estar desligado. Se o LED acender há continuidade e a resistência é menor que o valor tomado como base. Lembre-se que o dependendo do componente, para que ele esteja bom, é preciso que haja alta ou baixa resistência.

 


Lista de Material
Q1 – Qualquer transistor PNP – ver texto
LED – LED vermelho comum ou de outra cor
S1 – Interruptor simples
B1 – 6 V- 4 pilhas pequenas
R1 – 22 k ohms x 1/8 W – resistor - vermelho, vermelho, laranja
R2 – 470 ohms x 1/8 W – resistor – amarelo, violeta, marrom
Diversos:
Ponte de terminais, pontas de prova (PP1 e PP2), suporte de 4 pilhas pequenas, fios, solda, etc.

 

 



Obs: Este projeto, pela sua simplicidade, é recomendado para cursos de eletrônica em todos os níveis, do ensino fundamental e médio em atividades inicias, assim como nos cursos técnicos. A montagem também pode ser feita com muita facilidade em matriz de contatos, placa universal ou mesmo uma placa de circuito impresso criada pelo aluno.

 

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