NOSSAS REDES SOCIAIS -

Sensor de vibrações (ART1105)

Vibrações causadas por máquinas com elementos mal fixados ou mal centralizados podem ser perigosas até mesmo para a estrutura de um prédio. Uma maneira de se verificar as vibrações e até mesmo ter uma idéia de sua intensidade é fazendo o uso de um sensor apropriado. Nesse artigo descrevemos um sensor simples que pode ser usado para indicar a intensidade das vibrações de uma máquina ou ainda de um piso de fábrica, ou mesmo fazer sua visualização num osciloscópio.

 

 

O circuito que descrevemos nada mais é do que um sismógrafo simplificado, capaz de detectar vibrações de baixas e médias freqüências acionando um indicador analógico.

Também temos uma saída que permite visualizar as vibrações num osciloscópio, o que é interessante para se identificar picos de freqüências indesejáveis.

Lembramos que a ressonância de de partes de uma máquina ou mesmo de uma estrutura ocorre na maioria das vezes em frequências muito baixas e vibrações intensas e continuadas nessas freqüências podem ser extremamente perigosas.

O circuito utiliza um amplificador operacional com transistores de efeito de campo na entrada e como transdutor uma bobina que é adaptada conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Um pequeno imã é preso é a uma peça sensível às vibrações, formando assim o sensor. Esse sensor pode ser instalado na própria caixa do aparelho, a qual será apoiada no local em que se deseja medir as vibrações.

O ganho do circuito depende de R3, podendo esse componente ser aumentado ou substituído por um potenciômetro de ajuste de sensibilidade.

A bobina pode ser o enrolamento primário de um pequeno transformador de alimentação, do qual o núcleo de chapas de ferro tenha sido retirado.

A alimentação do circuito é feita com 4 pilhas pequenas.

Na figura 2 temos o circuito completo do sensor de vibrações.

 


 

 

Uma placa de circuito impresso para sua montagem é sugerida na figura 3.

 


 

 

O instrumento pode ser qualquer microamperímetro de 100 ou 200 uA de fundo de escala. No trimpot P1 ajusta-se o circuito para que a deflexão máxima do instrumento não ultrapasse seu fundo de escala.

Caso o montador não disponha de um microamperímetro, pode usar o multímetro na escala mais baixa de correntes ou ligá-lo diretamente na saída do operacional, usando uma escala apropriada de tensões contínuas.

Nesta temporada de ameaças de terremotos pelo mundo todo, mesmo que nosso país não esteja sujeito a presença desse fenômeno de forma intensa, podemos usar este interessante circuito como sismógrafo.

Basta ligar sua saída num registrador gráfico ou, se o leitor preferir, na entrada de um conversor analógico-digital e registrar continuamente as oscilações que ocorrem no sensor, usando um computador.

 

CI-1 - CA3140 - circuito integrado, amplificador operacional

D1 - 1N4148 - diodo de uso geral

X1 - Sensor - ver texto

M1 - 0-100 µA ou 0-200 µA - microamperímetro analógico

P1 - 100 kΩ - trimpot

R1 - 2,2 MΩ x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho, verde

R2 - 100 kΩ x 1/8 W - resistor - marrom, preto, amarelo

R3 - 1 kΩ x 1/8 W - resistor - marrom, preto, vermelho

C1 - 1 µF - capacitor de poliéster

C2 - 470 nF - capacitor de poliéster

S1 - Interruptor simples

S2 - Chave de 1 pólo x 2 posições

B1 - 6 V - 4 pilhas pequenas

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, suporte de pilhas, fios, material para o sensor, jaque de saída para o osciloscópio, solda, caixa para montagem, etc.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Censura-se
Tal. Censurando-se os outros, condena-se a si mesmo. (Tal biasima altrui Che s stesso condanna.)
Petrarca (1304 1374) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)