NOSSAS REDES SOCIAIS -

Transmissor para sinalização (TEL215)

O transmissor que apresentamos nesse artigo serve tanto para sinalização como para rádio-localização podendo alcançar até mais de 1 km se for alimentado com 12 V e operar na faixa de VHF com um receptor sensível. O circuito é bastante compacto podendo ser instalado num veículo para sua localização. O transmissor pode operar tanto na faixa de VHF baixa como na faixa de FM.

O que o transmissor descrito faz é emitir bips intervalados numa frequência fixa da faixa de VHF. O alcance dependerá da alimentação, podendo ficar entre 6 e 12 V, sendo que, com maior tensão também teremos maior alcance.

Diversas são as utilidades para esse transmissor:

 

Localizador – podemos localizar um veículo ou um objeto em que ele seja instalado seguindo seus sinais com um receptor comum.

Sinalizador – podemos usar seus sinais para monitorar eventos, colocando um dispositivo que o desative caso algo ocorrer ou ainda controlando o próprio oscilador de áudio.

Caça à Raposa – podemos esconder o transmissor em algum lugar de um clube ou sitio e desafiar os competidores a encontrá-lo usando rádios comuns de FM.

 

O circuito é bastante simples, já que usa componentes comuns de baixo custo. Os leitores não terão dificuldades em montá-lo.

 

Como Funciona

Na figura 1 temos os três blocos que correspondem a esse transmissor.

 


 

 

 

Os dois primeiros blocos geram o sinal intermitente de áudio para a modulação. Esse sinal consiste em bips intervalados.

O intervalo entre os bips ou modulação é determinado por R1, R2 e C1. Esses componentes podem ter seus valores alterados caso o leitor deseje uma modulação diferente.

O tom do bip é determinado por R3, R4 e C2, componentes que o leitor também pode alterar. O primeiro bloco controla o segundo bloco.

Os sinais desses dois blocos são aplicados a uma etapa osciladora de alta frequência que é o transmissor de VHF. L1 e CV determinam a frequência desse oscilador.

Daremos uma tabela com as espiras de L1 que permitem escolher frequências de operação de 30 MHz a 110 MHz, lembrando que entre 88 e 108 MHz teremos a operação na faixa de FM.

Os sinais de oscilador são aplicados a uma antena que tanto pode ser um pedaço de fio rígido como do tipo telescópico de 50 cm a 1 metro de comprimento. Essa antena deverá ser posicionada verticalmente longe de qualquer objeto que cause interferências, para maior rendimento do transmissor.

Para uma operação fixa o transmissor também pode ser alimentado por uma fonte de alimentação. Na figura 2 mostramos uma fonte que pode ser usada com esse circuito.

 


 

 

 

Montagem

O circuito completo do transmissor para sinalização é mostrado na figura 3.

 


 

 

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 4.

 


 

 

 

O trimmer pode ser de qualquer valor máximo entre 15 e 40 pF. A bobina depende da frequência, devendo ser enrolada com fio de 24 a 28 AWG num lápis como referência, sem núcleo. O capacitor C5 também tem seu valor na dependência da faixa de frequências.

 

A tabela abaixo dá as características da bobina e de C5:

Faixa de Frequências

(MHz) Número de espiras Capacitor C5
30 a 40 12 22 pF
40 a 60 8 15 pF
60 a 80 6 10 pF
80 a 100 4 4,7 pF
100 a 110 2 ou 3 2,2 pF

 

Para alimentação de 9 a 12 V o transistor deverá ser dotado de um radiador de calor. Esse radiador consiste numa chapinha de metal dobrada em U e fixada no componente por um pequeno parafuso com porca.

Os capacitores não indicados como eletrolíticos (C1) devem ser obrigatoriamente cerâmicos. O leitor deve tomar cuidado com os códigos de marcação, por exemplo, para não confundir 10 pF com 10 nF (10K com 10k).

Para alimentação com pilhas numa versão de 6 V, por exemplo, recomendamos o uso de pilhas médias, grandes ou mesmo tipos recarregáveis. O consumo do circuito é algo elevado e como o transmissor opera ligado constantemente, o desgaste de pilhas pequenas será rápido.

O conjunto pode ser instalado numa pequena caixa de madeira ou plástico para maior facilidade de uso ou instalação.

 

Ajuste e Uso

Ligue nas proximidades do transmissor um receptor de VHF ou FM que sintonize a faixa que foi escolhida para a transmissão. Sintonize um ponto da faixa livre, ou seja, em que não existam estações operando.

Ligue o transmissor e vagarosamente, de preferência com uma chavinha não metálica, ajuste C V até captar o sinal do transmissor.

Afaste-se com o receptor. Se o sinal desaparecer logo é porque ele consiste num espúrio ou harmônica. Procure outra frequência do ajuste de CV, onde o sinal seja mais forte.

Comprovado o funcionamento, é só usar o aparelho.

 

CI-1, CI-2 – 555 - circuito integrado, timer

Q1 – BD135, 137 ou 139 – transistor NPN de média potência

CV – trimmer – ver texto

L1 – Bobina – ver texto

A – antena – ver texto

R1 – 82 k ohms x 1/8 W – resistor – cinza, vermelho, laranja

R2 – 15 k ohms x 1/8 W – resistor – marrom, verde, laranja

R3, R4, R5 – 10 k ohms x 1/8 W – resistor – marrom, preto, laranja

R7 – 47 ohms x 1 W – resistor – amarelo, violeta, preto

C1 – 10 uF ou 22 uF x 12 V – capacitor eletrolítico

C2, C6 – 100 nF – capacitor cerâmico

C 3 – 470 nF – capacitor cerâmico

C4 – 10 nF – capacitor cerâmico

C5 – capacitor cerâmico conforme frequência – ver tabela

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, suporte de pilhas, bateria ou fonte de alimentação, fios, solda, etc.

 

Artigo Publicado originalmente em 2012

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Adultério
é isso que liga três pessoas sem uma saber.
Leon Eliachar (O Homem ao Quadrado) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)