Um tipo de projeto que fazia muito sucesso nos anos 70 a 90 e mesmo hoje era o relacionado com instrumentos musicais. Pedais de efeitos até hoje são solicitados para serem usados por quem toca sozinho ou com conjuntos musicais. O pedal de efeitos PLL que publicamos na revista Eletrônica Total 6 de 1988 de que tratamos neste artigo é um exemplo.

 


 

 

O projeto foi anunciado na capa da revista apenas com um pequeno texto, pois o conselho editorial não acreditava muito na sua força. Era um dos problemas que tínhamos na época, tentar convencer pessoas que nem todas eram da área que determinado assunto tinha força.

Mas, o projeto saiu e não foi difícil fazer o protótipo, testar e depois escrever o artigo, que era o nosso procedimento normal.

O pedal PLL para guitarra que então publicamos se baseava num circuito integrado PLL 567, muito conhecido até hoje. Ele consiste justamente em um PLL que pode ser usado como filtro, oscilador ou modulador. No nosso caso, empregamos o circuito numa configuração moduladora muito simples de usar.

Assim, aplicando o sinal de um captador de guitarra ou outro instrumento ele poderia ser modulado, conforme mostra a figura 1 e, com isso, um efeito interessante obtido.

 

Figura 1 – A modulação
Figura 1 – A modulação | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Era um efeito de modulação, semelhante ao de um vibrato que agradou muito nossos leitores. O efeito era obtido quando um interruptor era pressionado. Esse interruptor poderia ser colocado num pedal.

O circuito deveria ser alimentado por bateria, mas isso não era apenas devido ao consumo muito baixo. Um dos problemas deste tipo de circuito que trabalha com sinais fracos na entrada de amplificadores é a captação de roncos.

O ronco da rede de energia apareceria na saída se não fossem usados cabos blindados e se o próprio circuito não fosse instalado numa caixa metálica. Deixávamos isso bem claro no artigo, mas não impediu que recebêssemos cartas relatando o problema.

Um outro problema que também foi relatado pelos leitores é que ele não funcionava com determinados tipos de captadores. De fato, o sinal de entrada deveria ter certa intensidade e os captadores magnéticos não tinham essa intensidade. Para eles recomendávamos o uso de pre-amplificadores.

Se você quer montar o artigo veja Pedal PLL para Guitarra (ART1648) , onde podem ser encontrados muitos outros projetos de pedais de efeitos e circuitos para instrumentos musicais.

Para ver ao vídeo - acesse https://youtu.be/G1PxF-6S0OU