No local de trabalho de qualquer praticante de eletrônica existe um elemento que não pode deixar de existir: a bancada. É onde tudo é feito e onde ficam as ferramentas e os instrumentos de trabalho. Neste artigo, baseados em sugestão da Newark, e com permissão da Latere, falamos um pouco do que seria a bancada ideal e do que ela pode conter.

 

Se bem que o local da bancada, os elementos acessórios como iluminação, ventilação, energia elétrica e segurança não sejam abordados neste artigo damos os elementos básicos que podem ser selecionados.

Entendemos por elementos básicos, pois a escolha exata do que ela deve ter, suas dimensões depende muito do tipo de trabalho a que ela se destina e à disponibilidade financeira de cada um.

 

Nossa bancada-modelo

Depois de considerações sobre o trabalho com eletrônica de cada um, a escolha do local e outros fatores importantes que determinarão como você deve escolher sua bancada, chegamos finalmente a ela.

Escolhemos um modelo sugerido pela Newark que está no link abaixo, servindo de base justamente para equipá-la com seus instrumentos, ferramentas e outros acessórios, facilitando assim a sua aquisição de acordo com as necessidades de cada um.

Para cada item com a localização dada existem muitas opções e, conforme citaremos em cada caso a escolha depende do trabalho específico que o seu possuidor pretender realizar e, é claro, da sua disponibilidade de recursos para aquisição do item. Focalizaremos sempre que possível os itens básicos.

 

 

Figura 1 – A bancada-modelo
Figura 1 – A bancada-modelo | Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Aspecto básico

Na figura 1 temos a bancada básica que prevê um modelo de médias dimensões que contém os principais recursos para um trabalho profissional os recursos vão desde o local de trabalho em si, a cadeira, iluminação, tapete antiestático, armazenamento de componentes, recursos de montagem e ferramentas, instrumentos e muito mais que passamos a armazenar individualmente. Observe também a disponibilização opcional de um carrinho para a colocação de instrumentos mais volumosos que eventualmente não precisariam ficar na bancada principal.

No site da Newark no link abaixo pode-se clicar em cada setor da bancada dado pelos pontos vermelhos, acessando-se os produtos relacionados disponíveis. Falaremos desses produtos nas próximas linhas.

 

https://www.newark.com/mpro-lab-supplies

 

1. Organização

O profissional da eletrônica trabalha com uma grande quantidade de componentes muito pequenos que podem se perder com facilidade, misturar-se e até danificar-se por encostar em pontos energizados de um circuito ou no soldador. Por esse motivo é muito importante que se tenha um modo simples de se guardar de forma organizada os componentes, começando pelos menores.

Na bancada que tomamos como modelo mostramos gaveteiros simples que podem ser usados com componentes comuns ou SMD tais como resistores, capacitores, indutores, transistores e circuitos integrados. A vantagem principal deste tipo de gaveteiro é que ele permite a utilização de etiquetas para se identificar com facilidade o tipo de componente que está sendo armazenado.

No entanto existe uma infinidade de formatos que também se adaptam de modo a armazenar componentes de hardware como parafusos, porcas, terminais, plugues, etc.

 

Datasheet of ttps://www.newark.com/w/c/tools-production-supplies/storage-products-accessories?brand=%20multicomp-pro|mcm-custom-audio|pro-signal|duratool|mcm|tenma&ICID=I-PRIVATE-LABEL-LAB-SUPPLY-WF2138973

 

Além dos gaveteiros comuns, também temos bandejas com divisórias que podem ser guardadas em gavetas ou armários e as caixas que podem ser usadas para acomodar componentes maiores, como protótipos, placas de circuito impresso montadas e até componentes volumosos como transformadores, solenoides, etc.

Existem muitos tipos de caixas plásticas com ou sem tampa, com os mais diversos tamanhos que podem ser encontradas em supermercados e lojas de ferramentas que são ideais para o armazenamento de componentes e mesmo peças maiores.

A bancada pode não ser suficiente para acomodar seus componentes e mesmo aparelhos (protótipos, equipamentos em reparo ou teste, instrumentos adicionais, etc). Neste caso pode-se pensar em armários abertos ou fechados para acomodar mais coisas. É claro que esses recursos adicionais dependem do espaço de que você dispõe, dos seus recursos e das suas necessidades.

 

Improvisação:

Nem todos possuem recursos para comprar gaveteiros. Existem muitas embalagens de produtos comuns que podem ser usadas para acomodar componentes, quer seja de modo permanente como apenas durante um trabalho.

Por exemplo, conheço profissionais e amadores que usam as embalagens de ovos para acomodar parafusos, porcas, componentes pequenos durante o trabalho de reparo ou montagem de forma simples, organizada e segura.

Caixas de bombons, balas e outras com boa aparência e muitas divisões podem ser aproveitadas para guardar seus componentes eletrônicos. É claro que, numa bancada que deva ter uma boa aparência, numa escola ou oficina, as soluções profissionais são as melhores.

 

1. Ferramentas

Trabalhar com ferramentas apropriadas para cada tipo de operação é fundamental para se ter um desempenho profissional à altura e também serve para impor respeito em quem observar seu trabalho.

Nada mais desagradável ou até comprometedor e perigoso do que usar a ferramenta errada para uma operação. Vemos muito disso com “profissionais” usando chaves de fenda como talhadeiras, cabos de alicates para bater, e coisas semelhantes.

Tenha sempre as ferramentas apropriadas para seu trabalho e é claro, local para colocá-las em sua bancada. Exemplos podem ser vistos no item 3 da nossa bancada usada como exemplo.

 

Datasheet of ttps://www.newark.com/c/tools-production-supplies/tools-hand-workholding?brand=%20multicomp-pro|mcm-custom-audio|pro-signal|duratool|mcm|tenma|tenma&ICID=I-PRIVATE-LABEL-LAB-SUPPLY-WF2138973

 

Existem ferramentas para praticamente qualquer tipo de operação mecânica que se deseje fazer num trabalho de eletrônica. Ter todas é impossível, se bem que seja o desejo de todos nós.

Assim, a escolha das ferramentas e de sua quantidade depende de suas necessidade. Você pode ter o básico com poucas delas na sua bancada experimental de apartamento, como pode ter uma quantidade maior na sua oficina de desenvolvimento e muito mais numa bancada de escola técnico ou de uma empresa de maior porte ou que se dedique a trabalhos de reparação sofisticados.

Damos a seguir uma relação delas que pode servir de base para você que deseja o fundamental, para começar seus trabalhos de eletrônica. Com o tempo você vai adquirindo mais, conforme suas possibilidades.

As ferramentas podem ser separadas em grupos, conforme a finalidade o que facilita sua escolha conforme o que você necessita. Assim, temos as ferramentas de extração ou colocação de parafusos, ferramentas de ajustes, limas. Alicates, etc. Mas, vamos a elas.

 

Chaves de fendas

As chaves de fendas também são ferramentas indispensáveis na bancada da reparação. O técnico deve ter um jogo com pelo menos 4 chaves de tamanhos diferentes, de acordo com os parafusos que devem ser colocados ou removidos (fig. 2).

 

Figura 2 – Chaves de fendas comuns
Figura 2 – Chaves de fendas comuns

 

 

Chave Philips

O técnico deve possuir pelo menos duas chaves Philips de boa qualidade para remoção deste tipo de parafuso que aparece com frequência em diversos tipos de placas de montagem e aparelhos conforme mostra a figura 3.

 

Figura 3 – Chaves Philips
Figura 3 – Chaves Philips

 

 

O uso de outro tipo de chave para tentar remover este tipo de parafuso pode causar deformações no encaixe (espanar) e com isso, grandes problemas para o maker.

 

Mini Chaves

Os equipamentos eletrônicos estão cada vez menores e as próprias partes que podem ser montadas ou desmontadas. Essas partes usam parafusos dos três tipos indicados, mas de dimensões muito pequenas.

Assim, um jogo dessas chaves miniatura do tipo “de relojoaria” como também chamamos é de extrema utilidade. Na figura 4 temos um exemplo de conjunto dessas ferramentas.

 

Figura 4 – Conjunto de mini-chaves
Figura 4 – Conjunto de mini-chaves

 

Link - https://www.newark.com/duratool/22-14065/kit-contents-screwdriver-set-precision/dp/73T5934

 

Alicate de corte

O alicate de corte lateral é outra ferramenta indispensável na bancada do maker. Na figura 5 temos um tipo de baixo custo e de grande utilidade que serve para cortar terminais de componentes, fios, peças, etc.

 

Figura 5 – Alicate de corte lateral
Figura 5 – Alicate de corte lateral

 

Com o tempo, o maker pode pensar em ter mais de um tipo de alicate de corte em sua oficina.

 

Alicate de ponta

O alicate de ponta reta ou “bico de pato" tem grande utilidade na retirada de componentes e também para segurar peças pequenas em posição de soldagem ou encaixe, evitando assim a queima dos dedos e a propagação de calor (fig. 6).

 

Figura 6 – Alicate de ponta ou bico de pato
Figura 6 – Alicate de ponta ou bico de pato

 

 

Uma variante deste tipo de alicate, que com o tempo pode fazer parte da bancada, é o alicate de ponta curva.

 

Lâmina de descascar fios)

A lâmina de descascar fios, cortar ou estilete pode ser obtida de diversas maneiras. Existem as pequenas facas ou canivetes que podem realizar bem esta função e que não podem deixar de estar presentes na bancada do reparador (fig. 7).

 

Figura 7 – O estilete
Figura 7 – O estilete

 

Link: https://www.newark.com/duratool/d01418/knife-craft-large-retractable/dp/17T4949

 

Lima

Esta ferramenta é de grande utilidade, mas não indispensável. Uma lima reta pequena será de utilidade para limpar as pontas dos ferros de soldar e também para tirar as capas de óxido (ferrugem) de terminais de componentes.

 

Morsa ou mini-torno de mesa

Uma morsa pequena, ou torno de bancada, conforme mostra a figura 8, será de utilidade para a realização de pequenos trabalhos mecânicos.

 

Figura 8 – A morsa ou torno de mesa
Figura 8 – A morsa ou torno de mesa

 

https://www.newark.com/mcm/22-1735/tools-vice/dp/98B9125

 

O corte de placas, furação, corte de eixos de potenciômetros, ficam facilitadas quando as peças são fixadas nesta morsa. Existem até pequenas morsas com ventosas que se fixam por pressão numa mesa, segurando pequenas placas e componentes para que possamos trabalhar neles.

 

Suporte de placas de circuito impresso

O reparo de defeitos em placas que levam à necessidade de troca de peças fica muito facilitado com esta ferramenta (fig. 9)

 

Figura 9 – Suporte de placas com tente de aumento
Figura 9 – Suporte de placas com tente de aumento

 

https://www.newark.com/weller/wlacchhb-02/magnifier-w-2-crocodile-clip-bench/dp/28AJ0178?st=pcb%20bench%20suport

As placas de circuito impresso serão fixadas e presas, possibilitando assim a troca de qualquer componente, facilmente.

 

Furadeira manual de placas

A furadeira manual de placas será importante para o maker que realizar montagens, adaptando circuitos ou mesmo construindo aparelhos para vender. O tipo manual é de baixo custo e de grande utilidade na bancada do maker e do reparador de aparelhos (fig. 10).

 

Figura 10 – Um furador de placas tipo grampeador
Figura 10 – Um furador de placas tipo grampeador

 

 

Esta do tipo grampeador é a mais comum, mas tem a limitação do tamanho único do furo. Para maior flexibilidade pode-se contar com uma do tipo indicado na figura 10.

 

Figura 11 – Uma furadeira manual
Figura 11 – Uma furadeira manual

 

https://www.newark.com/duratool/d02329/hand-drill-6mm-wood-handle/dp/83X7301

 

Furadeira elétrica

Uma furadeira elétrica de porte já é um luxo para um técnico reparador principiante, no entanto não se pode negar a sua utilidade. Na furação de caixas, adaptação de aparelhos, ela ajudará a realizar com facilidade qualquer tipo de furo. Os acessórios como alargadores, polidores, etc., também são úteis.

 

Pinça

Uma pinça pequena será útil na retirada de componentes e pedaços de componentes de dentro dos aparelhos. Sua utilidade é grande, mas existem alternativas. A figura 12 mostra um conjunto de peças muito úteis para trabalhos em Eletrônica.

 

Figura 12 – Pinças comuns
Figura 12 – Pinças comuns

 

https://www.newark.com/duratool/js-181t/six-piece-stainless-steel-tweezer/dp/06X8644

 

Outras ferramentas

Existem muitas outras ferramentas de grande utilidade na bancada, mas que não são obrigatórias e que, portanto, com o tempo, o leitor poderá adquiri-las. Na figura 13 mostramos algumas delas.

 

Figura 14 – Outras ferramentas úteis
Figura 13 – Outras ferramentas úteis

 

 

Temos então a tesoura comum, a chave especial para descascar fios, o punção, a lente de aumento para ver a marcação pequena de componentes, a escova de aço para limpeza de peças, a escova macia para a limpeza interna de aparelhos, etc.

https://www.newark.com/c/tools-production-supplies/tools-hand-workholding?brand=%20multicomp-pro|mcm-custom-audio|pro-signal|duratool|mcm|tenma|tenma&ICID=I-PRIVATE-LABEL-LAB-SUPPLY-WF2138973

 

Conclusão

Ferramentas apropriadas são fundamentais para se fazer um bom trabalho. A escolha das que sejam específicas para seu tipo de trabalho depende de você.

Temos também o soldador como parte importante de tudo isso, mas para ele resolvemos preparar um artigo especial, pois as técnicas atuais de soldagem são bastante sofisticadas devendo ser utilizadas com conhecimento e recursos apropriados.