Conservação de Aparelhos Antigos (DUV465)

Tenho alguns aparelhos antigos que desejo guardar de modo que se mantenham em condições de funcionamento mesmo daqui a alguns anos. Preciso ligá-los constantemente? Qual é o melhor procedimento?

 

Os capacitores eletrolíticos costumam deteriorar-se com o tempo, principalmente quando fora de uso, ou seja, sem estarem em funcionamento.

Alguns fabricantes recomendam que os aparelhos sejam ligados pelo menos a cada seis meses para que os eletrolíticos recuperem seu isolamento que pode estar sendo deteriorado. Outros dão um prazo maior, mas de qualquer maneira é importante que o aparelho seja ligado de tempos em tempos.

E, é claro que influi o modo como o aparelho é guardado. Uma sugestão é utilizar embalagens herméticas com um pouco de sílica gel (um saquinho) para absorver a umidade.

Se possível uma inspeção periódica dos aparelhos deve ser feita para que se possa detectar eventuais vazamentos de componentes (eletrolíticos) ou oxidação em pontos críticos.

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Entrando em dezembro (OP207)

Estamos nos aproximando do último mês desse ano de pandemia (2020), com esperanças para que a vacina chegue logo e possamos voltar à normalidade. Há muito a ser feito a partir de agora e, como temos informados aqueles que nos seguem, nunca paramos. De fato, nosso trabalho tem sido contínuo, com a produção constante de material para o nosso site, lives, livros, vídeos, podcasts e muito mais. Na verdade, a única mudança que tivemos em nossas atividades foi a suspensão dos eventos presenciais. Esperamos que no próximo ano eles voltem, talvez com algumas modificações, mas que possamos estar juntos daqueles que nos acompanham.

Leia mais...