Multiplicando Tensões com Auto-Transformadores (IP1189)

Se você precisa de uma alta tensão, da ordem de 300 a 500 V a partir da rede de energia de 110 V e não quer contar com multiplicadores usando diodos, pois o sinal deve ser senoidal de 60 Hz, uma idéia simples consiste em se usar dois transformadores comuns com primários de 110 V e 220 V.

É claro que corrente obtida nestes casos dependerá da potência dos transformadores. Essa potência determinará a corrente de primário que é a usada neste caso.

O que fazemos é ligar os primários de 110 V em oposição de fase e retirar a tensão dos terminais de 220 V de cada transformador.

Com essas tensões estão em oposição de fase, elas se somam. Na verdade, o valor obtido na simulação é menor dadas as características dos transformadores escolhidos no banco de dados do NIMultisim.

 


 

Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia