Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos Lima Carlos.

 

Projetos

 

Arduino Piggyback on Raspberry Pi

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/arduino-piggyback-on-raspberry-pi 

Esse projeto faz a comunicação entre um Arduino e uma Raspberry PI por meio da porta Serial. Nesse exemplo o autor utilizou um sensor de temperatura LM35 para fazer o monitoramento. Utilizando python esse projeto faz a verificação via serial da temperatura no Arduino utilizando a sua parte analógica para ler os dados do sensor.

 

Oxímetro de Pulso

https://hackaday.com/2020/05/16/a-pulse-oximeter-from-very-little/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O interessante desse projeto, principalmente em tempos de pandemia, é a utilização de componentes simples para fazer um oxímetro de pulso. Utilizando dois diodos, um vermelho e outro infravermelho, e um fotodiodo, o projeto é bem simples para fornecer a saturação de oxigênio através da medição da luz infravermelha através do dedo. Embora esse seja um projeto educacional, o interessante é entender como um oxímetro funciona. Mais detalhes você pode obter nesse link ( https://hackaday.io/project/170752-oximeter-do-it-yourself )

 

 

Uma outra forma de mostrar a previsão do tempo

https://hackaday.com/2020/05/19/weather-display-is-cloudy-with-a-chance-of-esp8266/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um projeto interessante para rever seu conceito sobre como mostrar a previsão do tempo. Através de uma estrutura impressa em 3D e LEDs, com uma placa ESP8266 e nodeMCU o autor fez uma conexão com o site openweathermap (https://openweathermap.org/) e a partir da sua api ele faz o display do tempo num modelo 3D. O video abaixo ele descreve cada parte do projeto e disponibiliza os arquivos fontes para que você os construa em casa.

Video 1 - https://www.youtube.com/watch?v=SQTzGKAYG94 

 

 

Tecnologia e Cultura

ZRAM incrementa a performance do Raspberry PI

https://hackaday.com/2020/05/20/zram-boosts-raspberry-pi-performance/ 

Há muitas maneiras de configurar um sistema Linux. Esse hack para melhorar a performance da sua Raspberry PI o autor desse artigo sugere a configuração de um recurso chamado ZRAM ajustando o kernel para entender esse tipo de alteração.

No artigo é utilizada a placa Raspberry PI 4. Mas isso não significa que não se aplica a outros dispositivos com Linux. A ideia é utilizar parte da memória principal como memória de troca. Embora a ideia pareça controversa, a memória de troca é compactada e as transferências para a memória principal são mais rápidas. Para que isso funcione é preciso fazer alguns ajustes de configuração no sistema.

Happy Hacking!

 

 

FPGA password crack

https://hackaday.com/2020/05/15/all-your-passwords-are-belong-to-fpga/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Embora esse dispositivo seja educacional, decifragem de senhas e incremento de sistemas de segurança são parte de uma internet mais segura. Algoritmos como SHA-1 e SHA-2 podem ser atualmente decifrados com extrema rapidez, mesmo as senhas mais complexas. Algoritmos como o bcrypt, porém, levaria um bom tempo, até agora!

Alguns estudiosos acharam que FPGA ( http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/component/content/article/52-artigos-tecnicos/artigos-diversos/12343-fpga-alternativa-para-projetos-art2873%E2%80%8E%E2%80%8F  ) poderiam estar a altura desta tarefa. Embora um FPGA possua o clock menor que uma CPU e GPU (processador de ponto flutuante comumente utilizado em placas de video), ele não tem uma carga onerosa de software para carregar. Utilizando uma placa com FPGA para mineração de criptomoedas com 10 anos de antiguidade eles conseguiram um desempenho 4 vezes superior a uma placa de última geração de GPUs. Depois disso montaram uma série de placas dessas em conjunto e conseguiram um poder de processamento incrível gastando muito pouca energia.

 

Um pouco mais sobre baterias

https://hackaday.com/2020/05/16/the-19th-century-when-gravity-battery-meant-something-different/ 

Se você pesquisar na internet encontrará uma série de artigos de qualidade duvidosa sobre "energia livre" ou o famoso moto-perpétuo. Foi pensando em testar uma teoria dessas que o autor fez o video a seguir. É um excelente caso de estudo sobre testes de baterias!

Video 2 - https://www.youtube.com/watch?v=p8lyJhk4MjQ&feature=youtu.be 

 

 

Extras

Exercism

https://exercism.io/ 

Continuando a série para exercícios lógicos, esse é um site para melhora de programação. Para quem gosta de programação de Arduino, embarcados e afins é uma excelente ferramenta de melhoria.

 

O que uma empresa familiar pode aprender com as forças armadas

https://hbr.org/2020/05/what-family-businesses-can-learn-from-the-military 

Esse é um artigo interessante da HBR (harvard business review) sobre empresas de gestão familiar. O contexto de comparação de uma situação semelhante a que o exército americano ambienta em tempos de guerra, leva a um modelo de gerenciamento mais eficiente com metodologias ágeis. Esse contexto é utilizado frequentemente em empresas de desenvolvimento de software e processos onde o dinamismo é uma constante.

 

 

Leitura da Semana

Trilogia da Fundação

https://www.amazon.com.br/gp/product/8576571978/ref=as_li_qf_asin_il_tl?ie=UTF8&tag=mlimacarlos-20&creative=9325&linkCode=as2&creativeASIN=8576571978&linkId=4a54c0ad427692e647fba8f4136beb6e 

Esse clássico de Isaac Asimov é uma leitura obrigatória para quem gosta de ficção científica. Em enredo envolvente, a trilogia da Fundação aborda uma história sobre um império em decadência e como a ciência pode encurtar o período de decadência desse império. Boa leitura!