Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

Projetos

Como escolher o módulo GPS certo para o seu projeto

https://hackaday.com/2020/08/14/how-to-choose-the-right-gps-module-for-your-project/ 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Você construiu um projeto novo! O único problema é que você precisa saber a localização com um grau razoável de precisão. O GPS é uma alternativa! Com um módulo pronto para uso, é possível obter todos os dados de localização de que você possa precisar. Mas como fazer isso e quais peças são as corretas para sua aplicação? Para obter as respostas a essas perguntas, consulte o artigo!

 


 

M5stack lança um kit esp32 com display touch de 2 polegadas

https://www.cnx-software.com/2020/09/01/m5stack-launches-core2-esp32-iot-development-kit-with-2-inch-touch-display/ 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Pensa num negócio bonitinho!! Esse projeto da M5Stack é um dos gadgets interessantes que você vai encontrar essa semana. M5Stack acaba de lançar uma atualização para seu desenvolvimento M5Stack Core com M5Stack Core2 baseado no mesmo Espressif ESP32 WiFI + Bluetooth SoC, mas adicionando suporte de tela sensível ao toque capacitivo para o LCD TFT de 2 polegadas, bem como um sensor de movimento e um microfone. A nova versão também adiciona PSRAM de 8 MB, uma bateria maior de 390 mAh e visa terminais IoT para Smart Home, automação industrial ou robótica, STEM Education e prototipagem DIY. Confira no video abaixo uma demonstração.

Video 1

https://youtu.be/axN3O232WN0 

 


 

HD antigo vira relógio POV

https://hackaday.com/2020/08/14/abused-hard-drive-becomes-pov-clock/ 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Caso você tenha um disco rígido velho e danificado, um relógio POV (persistence of vision) é o projeto mais interessante que você pode fazer. Confira no video abaixo o projeto:

Video - https://youtu.be/gI3e2UY084Y

 

 


 

Tecnologia e Cultura

Sob Pressão: como são feitos os perfis de alumínio

https://hackaday.com/2020/08/13/under-pressure-how-aluminum-extrusions-are-made/ 


 

 A qualquer momento, é provável que tenha vários projetos em andamento, o que, claro, quero dizer em vários estágios de negligência. Meu grande projeto atual é aquele em que finalmente sinto que tenho a chance de usar alguns materiais com credibilidade real de hackers, como perfis de alumínio extrudado em T-slot, frenquentemente utilizado em impressão 3D. Todos nós vimos o material, o "Conjunto de montagem industrial", como 80/20 gosta de chamar sua versão dele. E todos nós já vimos os projetos legais feitos com ele, de máquinas CNC a displays para feiras e, nestes tempos de pandemia, até mesmo ocasionalmente como guardas espirros em lojas de varejo. Os perfis de alumínio para ranhuras em T são maravilhosos para trabalhar - fortes, leves, facilmente conectados com uma ampla variedade de fixadores e infinitamente configuráveis e reconfiguráveis conforme as necessidades mudam. Não é barato, mas quando você leva em consideração o tempo de fabricação economizado, pode ser um benefício líquido especificar o material para um projeto.

Video - https://youtu.be/4hTap4DOGfM 

 


 

Eletrônica com baterias de íons de lítio

https://www.electronicsforu.com/market-verticals/power-electronics/lithium-ion-batteries 


| Clique na imagem para ampliar |

 

As baterias de lítio são particularmente sensíveis a falhas causadas por curtos-circuitos externos, condições de carga descontrolada e sobrecarga abusiva, que podem causar condições de sobrecorrente e temperatura potencialmente prejudiciais. Portanto, há uma necessidade de aplicar regulamentos de segurança e requisitos de teste estabelecidos para pacotes de íon de lítio e polímero de lítio para demonstrar sua resiliência a eventos de curto-circuito e sobrecarga. Esse artigo aborda as necessidades e cuidados com esse tipo de bateria.

 


 

Escrevendo códigos mais rápidos para sistemas embarcados

https://www.electronicsforu.com/technology-trends/news/write-minimised-code-faster-for-embedded-systems 

SEGGER lançou o Embedded Studio V5 para processadores Arm que vem com o compilador, linker, runtime e bibliotecas de ponto flutuante da empresa. Todos os componentes foram projetados para uso em sistemas embarcados e funcionam perfeitamente para ajudar a gerar programas extremamente pequenos. Um programa que pisca um LED - um ‘piscando’ - em uma unidade de microcontrolador Cortex-M típica pode ser escrito em C ou C ++, com um tamanho total de menos de 100 bytes. A saída do terminal (printf) pode ser feita em tempo real usando RTT, SWO ou semi-hosting com formatação do lado do host, mantendo até mesmo o programa padrão ‘Hello World’ em não mais do que algumas centenas de bytes. Você pode conferir mais acessando o artigo.

 


 

Extras

7 estratégias para melhora de decisões em grupo

https://hbr.org/2020/09/7-strategies-for-better-group-decision-making 

Nem sempre decisões em grupo são conduzidas de forma a serem as melhores. Há alguns tipos de vieses a serem evitados que são abordados nesse artigo. A importância do processo certo é o que pode fazer a diferença.

 


 

 

App da Semana – Kicad

https://kicad-pcb.org/ 

 


 

 

Um dos aplicativos mais interessantes para desenvolvedores de eletrônica nos últimos tempos, o kicad começou a partir do interesse de um estudante francês em aprender C. Atualmente possui inúmeros plugins onde pode ser feita uma simulação de circuitos, cotação de materias em lojas on-line entre outras funcionalidades.

 


 

Leitura da Semana

As tecnologias da Inteligência - Pierre Lèvy

https://amzn.to/2EpY3es 

Um inventário crítico da recente tecnologia que propiciou uma revolução comparável àquela ocorrida com a introdução da escrita na cultura ocidental. Lévy demonstra que a cultura da informática é uma nova forma de assimilação de conhecimento e um novo caminho para a produção intelectual - uma etapa posterior à da expressão oral e escrita.