Aparelhos de rádio e TV podem sofrer com a interferência que se propaga via rede de energia e que chega até eles pela tomada. Essa interferência é diferente da interferência irradiada que chega até eles através da antena. Os circuitos que apresentamos neste artigo interrompem a propagação da interferência através da rede de energia.

Eles são usados basicamente ligados entre a rede de energia e o aparelho alimentado como um rádio, TV ou equipamento de telecomunicações. Os filtros também podem ser ligados entre os aparelhos interferentes e a rede de energia, por exemplo, liquidificadores, batedeiras, barbeadores e todos os equipamentos que possuam motores ou comutadores semicondutores em fontes chaveadas como SCRs, Triacs, computadores, etc.

 

Tipos de montagens dos filtros.
Tipos de montagens dos filtros.

 

Se a colocação do filtro não resolver o problema é sinal que a interferência não se propaga pela rede de energia, mas sim é irradiada e chega ao aparelho interferido pela antena ou é irradiada pelo aparelho interferente. No segundo caso, a carcaça do aparelho interferente deve ser aterrada.

Para aparelhos até 500 W de potência a bobina deve ser formada por 30 a 40 voltas de fio esmaltado 18 ou 20 AWG em um bastão de ferrite com as dimensões mostradas na figura.