Medindo a impedância de entrada de um circuito de alta impedância (INS118)

Com o procedimento que descreveremos é possível determinar a impedância de entrada de amplificadores de áudio, mixers, pré-amplificadores e outros circuitos que operem com sinais de baixas frequências. Para estas medidas precisamos do seguinte instrumental:

a) Gerador de áudio

b) Voltímetro de áudio ou multímetro

 

Procedimento

O gerador de áudio é ajustado para produzir um sinal senoidal de 50 a 100 Hz. A baixa frequência é importante para se evitar os efeitos da capacitância de entrada do circuito em teste. Na figura abaixo temos o modo de se ligar os diversos elementos do circuito em teste.

 

 Medindo a impedância de entrada de um circuito de alta impedância
Medindo a impedância de entrada de um circuito de alta impedância

 

Ligamos o gerador de sinais, o amplificador e inicialmente com S1 aberto, ajustamos a intensidade da saída do gerador até o ponto em que ocorre a saturação (não ultrapasse).

R1 - 100 k? a 1 M

Em seguida, fechamos S1 e ajustamos P1 até que a tensão lida no multímetro seja a metade da obtida com a saturação. Retiramos P1 cuidadosamente do circuito e medimos sua resistência. Esta resistência será igual a impedância de entrada do circuito em teste.

Veja mais:

* Os instrumentos da oficina

* Outros casos de medidas nesta seção.

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...